Escolha uma Página

Recentemente, escutei um podcast do meu mentor Érico Rocha, em que ele falava de estresse. Fiquei pensando algumas horas sobre estresse. O que é o estresse? Na verdade, um conceito bem simples que eu posso usar aqui pode ser interpretado como algo que pode fazer bem ou até mesmo mal para você. Depende muito da situação. Se alguém ganhar R$ 10.000.000,00 de uma vez. Seria ótimo ou ruim? Bem, na verdade para muitos isso seria ótimo, mas traria uma preocupação, a onde aplicar esse dinheiro todo, o que é mais seguro. Você pensaria nisso, ainda mais nos dias de hoje. Para outros, ufaaaaaaa conseguirei pagar minhas contas e viajar, simples assim.

Claro que esse exemplo é muito simplista, mesmo. Bem, irei contar uma história para você. Em 2002, eu iniciei um estudo para verificar a taxa de mortalidade em pacientes cardíacos. Avaliamos 389 pacientes e acompanhamos durante 10 anos. Um dos quesitos que eram avaliados era a qualidade de vida. Nesse quesito, havia duas perguntas uma perguntando se o paciente sabia o que era estresse  e a outra se o estresse traria algum efeito para usa vida?

Cerca de 80% dos pacientes tinham uma pobre qualidade de vida, desses 217 pacientes, ou seja, 70% tinham respondido que o estresse fazia mal a suas vidas. Advinhe só, foram esses que morreram mais após 10 anos.

O estudo nos mostra que o estresse verdadeiramente pode trazer algum mal para a nossa vida, pelo menos era o que acreditavam esses pacientes. Esse é um fato simples que mostra que naquilo que acreditamos pode nos influenciar.

Isso mesmo, tem pessoas que acreditam que doença é coisa de velho…..bem isso, logo elas não querem envelhecer. Porque acreditam que envelhecendo irão ter doenças. Quando isso se instala em nossa mente chamamos de crenças limitantes e isso influencia o nosso modo de pensar, agir, Ser, Ter, e Fazer.

Uma coisa é certa, se você acredita que algo vai acontecer ou que você não acredita que irá acontecer, as duas coisas estão certa, o que você acredita acontece.

Assim isso acaba nos impedindo, se você vê uma oportunidade chegando, mas você não acredita que isso sirva para você…..advinhe isso não irá acontecer para você. até que você mesmo fala, viu eu disse que não era para mim…..

Essa vozinha é Zeca Urubu que te joga para baixo o tempo todo, você precisa é vencer a si próprio e não os outros. Essa vozinha é o seu modelo mental querendo te derrubar.

Eu quero te propor um exercício – escreva numa lista é difícil……. ter um negócio do Brasil, é difícil ter dinheiro, é difícil ter um relacionamento…… e você verá que esse modelo mental de puxa para baixo. Você ficará espantado o número de vezes que falamos isso. Logo, você precisa mudar isso.

Quem não se viu falando, o meu chefe blábláblá…..a minha esposa ou esposo blábláblá…….meu filho blábláblá……lembre-se que a palavra tem poder…….isso vai sendo interiorizado e instalado a crença, e deu. É simples assim.

A grande dica é quando você tiver esse sentimento faça uma resignificação. Escreva justamente o oposto que você está pensando e fale em voz alta 3 vezes para você, grite se for necessário.

Espero que tenha gostado, deixe seus comentários. Acesse meu site e inscreva-se para receber inteiramente grátis um mapa da sua personalidade. Até o próximo post.